quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dica de Livro - Rick Martin "EU"

   Eu estava em um encontro do Fã Clube Dulcetes na cidade de Florianópolis em uma das lojas da Livrarias Catarinense, quando eu passo por um stand e algo me chama a atenção, volto dois passos e o que vejo, o livro "EU", uma autobiografia do cantor e também ator Rick Martin! Obviamente a capa em si já me chamou a atenção, assim como a contra capa, ambas estampadas por lindas fotos do Rick, como não poderia ser diferente!
   Não serei demagoga em dizer que sempre fui mega fã do Rick, que sempre acompanhei a sua carreira, porque isso não é verdade! Mas eu nem precisava ser apaixonada pela música latina para saber que Rick Martin é cantor de Livin' La vida Loca, o cantor de María, o astro de Porto Rico que iniciou sua carreira no Grupo Menudo e que assumiu há alguns anos ser homossexual. E eu achava que por saber dessas coisas, eu sabia muito sobre o artista Rick Martin, mas ao ler sua autobiografia, eu não apenas descobrir que não sabia nem 1% de quem ele era, como pude perceber como somos simplórios ao tarjar, ao marcar um artista com uma carreira tão linda e intensa por dois ou três fatos que ganharam destaque na mídia.
   Confesso que biografia não é o tipo de livro que mais me fascina. Ao contrário dos livros de história, onde você tem aquela gana por descobrir o acontecimento que está por vir, nas biografias isso não existe e a leitura flui de uma forma natural, sem aquela ansiedade, mas isso não diminui o valor de um livro, pelo contrário, porque ali está o mundo real, que pode ser tão inusitado e encantador quanto a ficção. 
Por que comprar uma biografia então, do Rick Martin? Primeiro, estava muito barata =), segundo por ser um artista latino com reconhecimento mundial e terceiro por perceber no momento que eu visualizei o livro o quanto eu desconhecia sobre o trabalho e a vida do Rick.
   Quando iniciei minha leitura eu pensei, esse é o livro que todo artista deveria ler, principalmente, os que estão iniciando uma carreira (pensei em comprar um para minha Dulce), depois que esse era o livro para todo àquele que tem medo de ir em busca dos seus sonhos ( e eu me incluo nesse aspecto), ou que talvez devesse ser o livro para dar a um amigo com problemas de aceitar quem é, sua homossexualidade, ou para dar a um pai ou uma mãe, afinal, me dei conta que este é um livro para todos, para aquele que ama a música ou aquele que não tem nenhuma ligação com ela, é um livro pra família, pros amigos e pra minha vida, pra sua vida. Você não vai chorar com ele, não vai lê-lo em uma semana, mas lhe abrirá os olhos para muitas coisas. Por diversas vezes, quis parar a leitura e anotar alguma citação ou as próprias palavras do Rick, que dê alguma forma me tocaram, eu quis fazer uma marcação no livro, só para eu saber onde buscar aquela frase que eu jamais devo esquecer. É inspirador, é exemplo de filho, de pai, de artista, de homem! Rick Martin, um guerreiro! Muitos no lugar dele, teriam jogado tudo pro alto, mas ele foi muito perseverante diante das dificuldade e do sucesso, que às vezes, pode ser uma arma ainda mais destruidora que o fracasso. Foi lindo, acompanhar o crescimento profissional, pessoal e espiritual do Kiki (leia o livro e se sinta íntima como eu) através de "EU".
   Muitas vezes quando as pessoas me viam com o livro na mão, me perguntavam é aquele cara que assumiu que é gay, ahh não Bruna aí você tá apelando né, aí já é demais, outros se interessavam, sobre o que fala o livro, fala da homossexualidade dele? Engraçado, mesmo quem não via com maus olhos, geralmente, levava a pensar que o livro gira em torno da homossexualidade do Rick. Parece que depois que alguém "sai do armário" sua vida se restringe a isso, ele é gay e mais nada! E não é assim, conheci um ser humano iluminado, tão cheio de amor, amor por seus filhos, por sua carreira, por sua família, e que levou muitos anos para se aceitar e amar. 
   Rick faz um lindo trabalho social de combate ao tráfico e a exploração de crianças, de ajuda e atendimento à vítimas de grandes catástrofes, Rick é um filho amado e sei o quanto isso é importante, e foi certamente uma das coisas mais lindas que eu percebi neste livro, seus pais nunca o julgaram, pelo contrário, sempre o apoiaram na busca por seus sonhos e no seu processo de aceitação.
Então, "EU" é a minha dica de livro de hoje! Leia, desfrute  valorize e aprenda sobre o amor, o sucesso e o encontro consigo mesmo através das histórias da vida e carreira dessa artista que hoje sim posso dizer que sou fã! 

2 comentários:

  1. Nunca comentei, e fazia um tempo que não passava por aqui! Mas Hoje falando com a Bru e ela perguntando se eu tinha costume de ler fiquei curiosa em saber o que tinha de novo! E quando me deparei com a foto do Ricky a curiosidade de ler o que ela tinha postado foi maior. E Bru quando li pude perceber mais uma vez a essência desse blog, a sua essência! Muitas vezes a luz de uma pessoa a gente demora a enxergar, muitas vezes a nossa demora brilhar, mas ela ta la dentro da gente querendo explodir e só basta nós querermos deixar! Que seu ano seja esplendido e que você possa manter essa tua luz brilhando cada vez mais ;)!
    Nah Bis

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por suas palavras Nah *_* e eu super indico que você leia o livro, é inspirador!

    ResponderExcluir