quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O fim de um clico, o início de um novo começo!

   Como diria Pedro Damían, quando algo na vida transcende é sinal que é hora de um ciclo chegar ao fim. E eu hoje encerro mais um ciclo em minha vida. Não é o fim e nem a partida, mas é hora do do incerto e obscuro novo começo. Eu não o chamo de recomeço, pois levo comigo tudo que aprendi e vivi, há uma bagagem que não pode ser esquecida e nem deixada de lado, pois é ela que me permitirá abrir esta nova porta. Recomeçar é partir de um ponto inicial, já um novo começo é partir de um ponto qualquer e na vida cada passo que damos deve ser valorizado e aproveitado. Não posso eu simplesmente agora desprezá-los!
   Encerrar ciclos é uma constante e a vida nos prepara para isso sem muita vezes nem nos darmos conta disso, mas todos os dias somos preparados para o que está além do que nossos olhos permitem ver. E neste processo de preparação o que enxergamos são os obstáculos e pedras no caminho, mas se olharmos para além de nós mesmos, perceberemos que estes não formam um barreira que nos impede de seguir em frente, mas sim uma escada que nos levará há um lugar ainda desconhecido, mas certamente é o lugar onde devemos estar quando alcançarmos o último degrau.
Ainda dentro das comparações substanciais, eu diria que ao estar aos pés de uma grande montanha ou diante da prancha de um barco, você provavelmente verá apenas a barreira ou o precipício a sua frente. Mas eu digo que a vida é uma escalada e nossos passos nem sempre serão firmes, porque a caminhada nunca é fácil, mas é necessária. Sem as dificuldades para transpor, ficaremos estagnados, poderemos seguir, mas não crescer. Como aprender se não tiver o que ser ensinado? E você não pode pular etapas, se não como estará preparado para o novo, porque o fim é um novo começo e com ele virão novos desafios. E se você não subir a montanha, significa que não está pronto para o ar rarefeito que desafia o seu corpo e também o seu psicológico, assim como para a imensidão que se abre a sua frente. O final de uma prancha, não é ao que parece no início o seu fim, é na verdade um trampolim, onde cabe a você decidir caminhar sobre ela e se equilibrar diante das sacudidas que a vida te dá para que ao final  ao invés de simplesmente cair, você salte o mais alto e mais longe que puder. E aquela prancha que parecia ser um problema te impulsionará para que você possa mais, para que você seja mais.
   Enfim, eu acredito que por mais que muita vezes não consigamos ver a luz, que parecemos estar em túnel sem fim, a vida trata de nos surpreender e nos preparar e Deus coloca tudo no seu lugar no momento certo. Eu sei que muitas vezes as coisas parecem confusas e que nunca vai melhorar, mas às vezes é preciso passar pelo tortuoso para encontrar o nosso caminho. É preciso bater muitas vezes com a cara na parede, até encontrar a porta. E às vezes, é preciso aceitar que as coisas vem e vão, que começar e terminar é um processo natural, assim como é crescer, viver e aprender com tudo isso. Cada erro que você cometeu, cada pessoa que te decepcionou, cada sonho que deixou para trás, foram necessários para você chegar neste exato momento e estar pronto para ele. Sem perceber a muito tempo, o tempo tem tratado não da sua caminhada mas de fazer com que você saia dessa muito mais forte e maduro para que quando você esteja diante de uma nova porta não lhe restes dúvidas de que só o que você tem a fazer é abri-la e de novo começar.

   Coloco hoje a mão na maçaneta, ciente de que há algo além do que possa ver a minha frente e de que lá atrás quando tudo era tão incerto quanto agora que eu só tenho o agora, eu estava apenas aguardando este momento e crescendo nas dificuldades, porque p além desta porta não é quem eu fui ontem que poderá contemplá-la, mas sim que eu sou hoje que poderá avançar e transpô-la. 
   E você não tenha medo, tudo na vida que lhe acontece de bom ou ruim, tem um porquê que não cabe a nós tentar agora entender. Estes casos e acasos são necessários para algo além da nossa compreensão hoje, eles são partes de um todo e do que você precisará no seu futuro. As coisas acontecem quando e como devem ser e você só precisa viver cada dia, sem pensar no que está na sua cara, sem tentar entender o porquê de tudo na vida. Afaste-se um pouco e busque encarar os desafios que a vida te coloca como um degrau como algo além. Não cobre de si mesmo a total compreensão de tudo que lhe cerca, porque isso só virá amanhã. O que te acontece hoje te prepara para o amanhã e o que virá amanhã, não pode ser entendido hoje. Quando o fim chegar, a vida tratará por você de colocar tudo no seu devido lugar, não no seu tempo, mas naquele deve ser o seu tempo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário